
Amostra de projectos, iniciativas e desenvolvimentos com forte impacto na fileira florestal.
Projectos no Sector de Actividade: Fileira Florestal
Projecto FOGO
O projecto FOGO (Detecção precoce de Incêndios florestais por análise de radiação laser retrodifundida "LIDAR"), enquadrado pelo Programa POSI / Medida: 1.3, teve por objectivo o desenvolvimento de um instrumento de LIDAR especialmente concebido para a detecção de fogos florestais, em que a radiação satisfaça as regras de segurança ocular, dotado de algoritmos baseados em redes neuronais e lógica difusa para a emissão automática de alarmes e rejeição de sinais espúrios.
O projecto comportou tarefas de modelação e projecto, ensaios de campo, desenvolvimento de algoritmos de inversão rápidos, construção e treino de redes neuronais e construção e teste de um protótipo laboratorial do detector.
O instrumento foi testado em ensaios campo, de forma a optimizar o funcionamento do detector e seu software. Desenvolveu-se nesta fase algoritmos que maximizassem a eficiência de detecção e minimizassem os falsos alarmes, os quais foram incorporados na unidade de comando do sistema. Os resultados alcançados foram amplamente divulgados através de publicações técnicas e científicas e da participação em feiras nacionais e internacionais.
A tecnologia LIDAR para detecção de incêndios florestais está patenteada pelo INOV.
Projecto COTEC
Este projecto esteve inserido na iniciativa estruturante sobre Incêndios Florestais da COTEC, em que o INOV foi responsável pelo projecto global "Vigilância florestal, detecção e alerta de incêndios florestais e apoio a sistemas de combate", que desembocou na realização de três instalações-piloto de vigilância electrónica. Toda a solução de desenvolvimento tecnológico foi da responsabilidade do INOV.
FFP - OESTE Florestal (Fundo Florestal Permanente)
Este projecto teve como objectivo central o dimensionamento, instalação e operação de um sistema de videovigilância florestal para a região do Oeste. Complementarmente pretendeu-se através de uma contratação de uma equipa de "observadores avançados", alcançar um conhecimento profundo e permanentemente actualizado do território de actuação de modo a efectuar uma prevenção e protecção da floresta contra incêndios florestais adequada à realidade existente.
AGRO - “Sistema Integrado de Videovigilância e Detecção Automática de Incêncios Florestais”
O projecto AGRO (enquadrado pelo INIAP Ministério da Agricultura Med. 8.1) consiste no desenvolvimento, instalação e operação de um sistema de televigilância florestal com detecção automática de incêndios, recorrendo a novas tecnologias de detecção – processamento de imagem VIS, IV e LIDAR – que permitam a detecção precoce e de incêndios florestais com um mínimo de intervenção humana. O projecto fez uso da considerável experiência do INOV em videovigilância, associada ao domínio de várias tecnologias passíveis de serem utilizadas com eficácia na detecção automática de incêndios florestais.
LIF-LIDAR
O objectivo deste projecto (enquadrado pelo programa Fundo Florestal Permanente – FFP) está centrado no desenvolvimento de técnicas para a monitorização remota do estado vital das espécies arbóreas florestais, em particular na sequência de incêndios florestais. Os métodos desenvolvidos são baseados na análise da fluorescência emitida pelas folhas das plantas após excitação com radiação laser intensa, utilizando um sistema de LIDAR (Light Detection and Ranging).
SIDAI
O Projecto SIDAI tem por objectivo o desenvolvimento de um equipamento LIDAR de baixo custo para detecção de incêndios em ambientes industriais, nomeadamente espaços abertos, onde os tradicionais sensores detectores de fumo não podem ser aplicados. Trata-se de um projecto co-financiado pela Agência de Inovação e que conta com participação da empresa MCComputadores.