HOME       CONTACTO
RICE - Rede de Inovação da Região Centro

NEWSLETTER
 


Dynamized by
INOV Inesc Inovação
RICE - Rede de Inovação da Região Centro
Saúde

Saúde



Amostra da experiência de liderança tecnológica na área de saúde.


Projectos no Sector de Actividade: Saúde

seta  PET-PEM (Mamografia por Emissão de Positrões)


A tecnologia PET (Positron Emission Tomography) é uma tecnologia existente há já alguns anos e tem sido considerada uma das tecnologias mais eficazes no diagnóstico de cancro. No entanto, o preço e a elevada complexidade técnica que envolve o desenvolvimento destas máquinas têm colocado alguns obstáculos à sua maior divulgação e disseminação.


Novos desenvolvimentos em cristais e díodos fotodetectores vieram no entanto a trazer uma esperança de abertura de novas possibilidades nesta tecnologia, não só em custo, como em superiores características técnicas, permitindo a sua utilização em campos em que actualmente não são utilizáveis. Um desses campos é o diagnóstico de cancro da mama, que para ser eficaz necessita de uma resolução superior à conseguida pelas máquinas comerciais actuais.


Nasceu assim o projecto PEM (Positron Emision Mammography), que tem por objectivo o desenvolvimento de uma máquina completa para optimizada para diagnóstico precoce deste tipo de tumores, considerada a segunda causa de morte por cancro entre as mulheres.

Foi para este projecto iniciada uma parceria constituída pelas seguintes entidades: Taguspark (como promotor); LIP, IBEB, INOV e INESC-id (Lisboa); Hospital Garcia de Orta (Almada); IBILI (Coimbra) e INEGI (Porto), cobrindo áreas que vão da física de partículas à medicina, passando pela electrónica, mecânica, software de imagiologia e produção de radiofármacos. Foram ainda estabelecidas cooperações com várias entidades estrangeiras, nomeadamente o CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear), o CERIMED (Centro Europeu de Pesquisa para a Imagiologia Médica) e outras instituições francesas e belgas para desenvolvimento aplicacional da tecnologia.

A necessidade, neste projecto, do emprego de tecnologias "state-of-the-art" devido às exigências deste tipo de imagiologia, tem permitido uma evolução significativa da equipa INOV em áreas como a programação e teste de FPGAs e outros dispositivos integrados de última geração; recurso a técnicas avançadas de CAD para desenho de placas de circuito impresso com exigências maiores tanto a nível de densidade, como de compatibilidade electromagnética; técnicas de desenho tendo em conta as exigências da electrónica rápida analógica e digital; a utilização de sistemas avançados de instrumentação empregues normalmente em física nuclear, entre outros.

A evolução no domínio destas tecnologias é um factor muito positivo para o INOV, mas atribui-lhe a responsabilidade acrescida de, por um lado, levar até ao fim o produto destes desenvolvimentos e, por outro, garantir uma continuidade para aproveitar ao máximo este conhecimento. Nesse sentido, e em relação ao primeiro ponto, foram iniciados contactos para busca de um parceiro industrial que tenha capacidade de industrializar o produto, pondo-o ao serviço da comunidade. Em relação ao segundo ponto, estão a ser desenvolvidos esforços no sentido de garantir espaço futuro para a consolidação deste produto e para descobrir novas aplicações onde ele possa ser útil.

Neste sentido, desenvolveram-se contactos decisivos para arrancar com uma start-up que tem como objectivo a industrialização e comercialização do sistema. Esta iniciou funções em Fevereiro de 2008 e está a desenvolver contactos para a comercialização desta tecnologias, bem como promover projectos para novas aplicações da tecnologia, tanto a nível nacional como a nível internacional. De realçar neste campo a candidatura recente ao 7º programa-quadro comunitário de apoio, de um projecto de tecnologia combinada (PET, SPECT e US), em parceria com instituições e empresas francesas, belgas, suiças e alemãs. Neste sentido, desenvolveram-se contactos decisivos para arrancar com uma start-up que tem como objectivo a industrialização e comercialização do sistema. Esta iniciou funções em Fevereiro de 2008 e está a desenvolver contactos para a comercialização desta tecnologias, bem como promover projectos para novas aplicações da tecnologia, tanto a nível nacional como a nível internacional. De realçar neste campo a candidatura recente ao 7º programa-quadro comunitário de apoio, de um projecto de tecnologia combinada (PET, SPECT e US), em parceria com instituições e empresas francesas, belgas, suiças e alemãs.

O projecto encontra-se em fase de ensaios clínicos no IPO do Porto, sendo os primeiros resultados obtidos reveladores da potencialidade do sistema na detecção precoce de tumores da mama. Estes resultados têm entusiasmado a comunidade médica e alguns institutos europeus, estando já em fase de implementação o fornecimento de um segundo protótipo aos Institutos do Cancro da Região de Provence-Alpes-Côte d'Azur, parte do Plano Francês do Cancro, e ao "Nuclear Medicine Department of the Vrije Universiteit Brussels", para investigação e ensaio.

Também no campo da divulgação o projecto tem estado bastante activo, estando a ser promovido em conferências científicas, artigos em revistas das várias especialidades que integram o projecto e outras formas de divulgação à comunidade científica por todo o Mundo.

seta  Ramati (RApid MaNufacturing of Titanium IMplants)


Através do projecto RAMATI, o INOV consolidou conhecimento no desenvolvimento de uma nova técnica para o fabrico de próteses e implantes metálicos e metalo-cerâmicos para aplicações dentárias e em cirurgia craniofacilomaxial baseada em deposição assistida por laser.

Este foi um projecto tipo STREP do 6º programa-quadro comunitário de apoio, a 3 anos, envolvendo 13 entidades e no qual o INOV foi líder.

Os materiais utilizados foram essencialmente titânio, ligas de titânio e ligas crómio-cobalto, mas o projecto comportou também uma tarefa de desenvolvimento de novos materiais especialmente concebidos para esta aplicação e adaptados a esta tecnologia de fabrico.

Além disso o INOV desenvolveu, construiu e testou um protótipo do equipamento de deposição baseado num laser de CO2, desenvolveu métodos de deposição apropriados aos diferentes materiais e às formas típicas das aplicações em vista e produziu amostras para caracterização pelos outros parceiros envolvidos. Esta importante participação permite agora ao INOV colaborar e transferir conhecimento e tecnologia para outros parceiros no desenvolvimento de metodologias de deposição apropriadas para as diferentes aplicações e do software necessário para operar os equipamentos.

seta  Sensation (Adavanced SENsor Development For ATtentION, Stress, Vigilance & Sleep/Wakefulness Monitoring)


O projecto SENSATION foi iniciado em Janeiro de 2004, tendo como objectivo desenvolver sistemas de monitorização e previsão não intrusivos, que permitam avaliar em tempo real o estado de operadores de sistemas críticos, por monitorização da actividade cerebral, com o objectivo de se detectarem em tempo real estados de sonolência, stress e fadiga, que em tempo "útil" gerem alarmes de forma a evitar acidentes.

Estes conceitos são utilizáveis num grande conjunto de aplicações, nomeadamente se considerarmos a possibilidade das cada vez mais divulgadas (e com menor custo) redes sem fios, permitindo monitorização remota e em tempo real. Considerem-se, por exemplo, o caso de monitorização remota de desordens de sono ou o da monitorização em casa de pacientes com necessidade de cuidados especiais como sendo idosos ou doentes cardíacos.

Está o INOV por isso a preparar, em duas vertentes, candidaturas ao programa QREN, que deverão explorar em contextos diferentes estes conceitos.

Como este tipo de sistemas tipicamente envolve um grande grau de integração (ou provavelmente não será utilizável), tem o INOV desenvolvido a colaboração com o INESC-MN na área da aplicação de nanotecnologias à área da saúde, o que representa uma mais-valia para responder a novos desafios, com o estudo, avaliação e desenvolvimento de novos sensores e criação de novos algoritmos a custo/benefício mais atraentes, para abrir caminho em novas áreas aplicacionais para segmentos de mercado específicos, tal como o uso de biosensores para monitorização em tempo real de diversos parâmetros biológicos.








RICE - Rede de Inovação da Região Centro
    Iniciativas & Eventos

Iniciativa RICE - Cria: mais uma start-up com selo RICE. A Globalvision SGPS, sediada na Arruda dos Vinhos, foi criada...   SAIBA MAIS

Iniciativa RICE - Cria: primeira start-up com selo RICE. A SimetriCircle resulta de um spin-off do INOV apoiado pela RICE...  SAIBA MAIS
INOV - Inesc Inovação  INOV INESC INOVAÇÃO  -  Instituto de novas tecnologias    Rua Alves Redol, 9 - 1000-029 Lisboa - Portugal - Tel:+351 213 100 450  Fax:+351 213 100 499 - Email: inov@inov.pt - Site: www.inov.pt